O termo Pin Up foi criado em 1890 e refere-se a imagens sensuais de modelos feitas para reprodução em massa e exibição em mídias informais. As mulheres geralmente eram atrizes e modelos consideradas sexy symbols da época, sua sensualidade preenchia o imaginário masculino além das capas de revistas, posters e calendários (tipo aqueles que a gente encontra em borracharias), elas representavam o ideal de beleza feminina americana.
Origem do nome
Durante a Segunda guerra as Pin Ups serviram como incentivo para os soldados que penduravam as fotos e pôsteres no alojamento, daí surgiu o termo, que em inglês significa pendurar ou fixar algo em cima.
Ilustrações!
Pin Ups também são as ilustrações que surgiram na mesma época e que tinham como referência as próprias modelos. Grandes ilustradores fizeram nome nesse período, Gil Elvgren, Andrew Loomis e Charle Dana Gibson foram grandes mestres na arte. Muitos deles se dedicavam inteiramente a pôsteres comerciais, calendários e ilustrações para revistas.
Atualmente
O estilo Pin Up hoje em dia foi incrementado com elementos da cultura underground, como tatuagens, piercings e cabelos coloridos, muitos artistas tentam reviver esse estilo, abusando da maquiagem, penteados e moda retrô.
Existem vários lugares e festas em que os amantes do estilo Retrô e Rockabilly se reúnem para para se divertir, dançar e reviver os anos dourados. Nessas festas podemos encontrar várias mulheres vestidas como as tradicionais Pin Ups, com maquiagem, roupas e penteados impecáveis.
Gostaram?! Então deixe as suas dicas de lugares, curiosidades e opiniões nos comentários!
0 comentários:
Postar um comentário